quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Psicologia Existencial em Teresópolis

        A cidade serrana de Teresópolis no Estado do Rio de Janeiro tem mais uma nova opção de atendimento psicológico. Trara-se da Psicologia Existencial. Esta, voltada para a pessoa enquanto totalidade concreta; que visa o encontro entre terapeuta e cliente de maneira autêntica e que promove o autoconhecimento como recurso para o desenvolvimento pessoal.
       A Psicologia Existencial mesmo há bastante tempo em nossa sociedade e tendo alcançado grande êxito com pessoas que fizeram uso desta abordagem, ainda é desconhecida para algumas pessoas. Você seria uma dessas pessoas? Gostaria de conhecê-la? Então, vamos conhecer um pouco acerca dessa psicologia.

O que é a Psicologia Existencial?

       É a psicologia que visa à existência concreta do ser humano com todas as suas vicissitudes, ou seja, o ser humano com suas esperanças, temores, projetos, ansiedades, medos e dúvidas. Que tem como objetivo principal o trabalho junto com o cliente no aqui e agora. Uma vez que, nessa psicologia, compreendemos que todo o ser humano tem a possibilidade para o crescimento, mas que o mesmo só poderá ocorrer, de fato, pela ação no momento presente, pois somente através dum ato responsável, que todo ser humano pode efetivamente produzir uma autotransformação. E se observarmos com atenção, toda ação concreta só ocorre no momento presente, no aqui e agora.
       Relacionada diretamente com a filosofia existencial. Esta oferece alguns dos seus conceitos para fundamentar essa abordagem. Responsabilidade, liberdade e ação são exemplos de alguns conceitos utilizados, dentre outros aqui não mencionados. Devemos citar também a importante contribuição da psicologia humanista. Psicologia que reconhece no ser humano seu valor; sua capacidade para o crescimento e que o mesmo só pode acontecer a partir do encontro/relação com o outro. Assim, existencialismo e humanismo tornam-se complementares para auxiliar no arcabouço teórico da psicologia existencial.


Benefícios que uma pessoa pode obter escolhendo essa abordagem

         Num primeiro momento, acreditamos que num encontro/relação mais próximo do terapeuta com o cliente. Uma vez que, na psicologia existencial, o terapeuta participa junto com o cliente no seu desenvolvimento pessoal; entra no mundo do cliente para então auxiliá-lo a ter uma melhor compreensão ao seu próprio respeito.
         O cliente não é visto como um objeto de estudo ou doença, mas como uma pessoa que reúne condições para transformação da própria existência, já que nessa abordagem, visamos à capacidade de ação dessa mesma pessoa como agente modificador. Entendemos que o foco na doença desfocaria tal capacidade humana.
         A responsabilidade que o cliente possui diante da própria vida. Que suas escolhas são de sua inteira responsabilidade e não do que por ventura fizeram dele, pois cabe a ele mesmo reescrever sua própria história pessoal.
          Que o cliente é  uma liberdade da qual não pode escapar. Visto que, ele, possui autonomia para escolher a todo momento da sua vida; que o risco faz parte da sua existência e que não existem garantias; que ele é o artista da sua própria obra de arte e que a qualquer momento de sua escolha pode recomeçar uma nova obra. Afinal de contas, acreditamos que todo o ser humano não é uma coisa acabada, finalizada, mas que está voltado para uma contínua transformação; um projeto com diversas possibilidades existenciais.
           Citamos aqui, alguns aspectos que o cliente pode se beneficiar na escolha da Psicologia Existencial. Entretanto, gostaríamos de enfatizar que os resultados obtidos só poderão ocorrer mediante um encontro genuíno entre duas pessoas, dois seres humanos que juntos buscam um crescimento dentro de uma relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário